Curso de Engenharia Aeroespacial Abre na UMinho

setembro 19, 2022

É já neste ano letivo de 2022/2023 que arrancam os cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeroespacial, estando a abertura das candidaturas prevista para o mês de julho em ambos os ciclos.

O curso de Engenharia Aeroespacial explora duas vertentes de ensino-aprendizagem:

  • a primeira inclui as aplicações do campo na aviação geral e comercial, os novos conceitos e aeronaves não tripuladas (drones) ou as tecnologias de propulsão e gestão de energia;
  • a segunda foca-se em novos usos aplicados ao espaço (NewSpace), exploração de dados em Terra e sistemas espaciais. Há ainda um mestrado que é lecionado em inglês e permite estabelecer o intercâmbio com instituições de todo o mundo.
Esta aposta representa o culminar de anos de trabalho de grupos de especialistas ligados a centros de investigação e a instituições de interface da UMinho Projetos para a conceção de uma cápsula espacial, o desenho de um fato de astronauta para Marte, a exploração de novos materiais artificiais ou a produção de eletricidade a partir de urina e até de bio-hidrogénio, são alguns exemplos desse trabalho de pesquisa.

Também a spin-off Stratosphere desenvolve tecnologia e tem como clientes a Agência Espacial Europeia (ESA), a Boeing ou a Airbus.

A UMinho é ainda sede do Programa MIT-Portugal, com vários projetos sobre o espaço, e colabora, nestas matérias, com o CEiiA (Portugal), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Brasil) ou as universidades de Massachusetts – Lowell (EUA) e Vigo (Espanha).


Também vai haver um outro novo curso de Ciência de Dados promove conhecimentos sólidos em matemática e informática, associando a compreensão profunda de métodos de tratamento de dados e de arquiteturas e algoritmos de aprendizagem.

A abordagem ética garante uma utilização apropriada, justa, sustentável e responsável dos dados, numa formação diferenciadora que alia as áreas de informática, tecnologias e sistemas de informação, estatística, matemática, economia, gestão, ciência social e direito.


Toda informação referente a estes novos cursos, incluindo prazos e processos de candidatura estão disponíveis em http://aerospace.eng.uminho.pt/

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário: