Despedimento: Saiba que Indemnizações Tem Direito?

agosto 14, 2023

A indemnização por despedimento é sempre uma ajuda importante para quem por algum motivo perdeu involuntariamente o seu emprego. Mas, saber a quanto tem direito pode ser uma "dor de cabeça" para muitos trabalhadores.


A indemnização por despedimento consiste num montante pago ao trabalhador no sentido de o compensar pela perda do emprego e apoiá-lo na fase de transição para um novo desafio profissional.

Sabia que, se for despedido, pode ter direito a uma indemnização por despedimento? Mas nem todos os casos de cessação de contrato abrangem este direito.

O direito a indemnização por despedimento não é sempre garantido. A atribuição desta compensação depende da natureza da cessação do contrato – se é com justa causa ou ilícita.

Para além disso, também atua como medida sancionatória para o empregador, face à sua acção ilícita para com o trabalhador.

Como calcular a indemnização por despedimento

O cálculo do valor a que tem direito depende de vários fatores, nomeadamente da data em que assinou o seu contrato de trabalho. De facto, existem vários regimes, com regras diferentes, consoante a data de assinatura do contrato.

Assim, o valor a receber depende do tipo de contrato, causa da cessação, número de anos da empresa e remuneração (salário e diuturnidades).

Selecione a causa que levou ao fim do contrato de trabalho e indique o seu salário bruto para calcular a indemnização clicando aqui na página da Deco Proteste.
A nossa newsletter requer dupla confirmação e, por isso, depois de subscrever, receberá um e-mail para confirmar a sua subscrição. A qualquer altura poderá cancelá-la utilizando o link existente no rodapé da newsletter.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário: