A Forma Certa de Usar o LinkedIn para Conseguir Emprego

dezembro 04, 2020

Conseguir um emprego, hoje, é a meta de muitas pessoas. pandemia, crise, desemprego e portas se fechando assombram milhões de trabalhadores em todo o mundo. Mas, na era da tecnologia, um recurso mostra-se bem interessante: o LinkedIn.




O LinkedIn é atualmente a principal rede social para profissionais do mundo. São mais de 560 milhões deusuários em pelo menos 200 países.

A plataforma é semelhante a uma rede de relacionamentos, utilizada principalmente por profissionais. Os perfis têm o objetivo de apresentar as aptidões, de forma que outros usuários da mesma empresa possam dar depoimentos, dando credibilidade às habilidades.

Com o seu alcance cada vez maior, tem sido comum que a plataforma seja utilizada para encontrar novas vagas de emprego, além de construir uma ampla rede de networking e adquirir novos conhecimentos com as publicações e dicas de outros profissionais.

Apesar das facilidades que a rede possui, é importante saber como conseguir emprego no LinkedIn visto que a concorrência está cada vez mais acirrada. É necessário conferir dicas e colocar em prática algumas dicas para conquistar a atenção dos recrutadores.

Tenha um perfil completo

A plataforma disponibiliza diferentes campos para o usuário preencher sobre a sua formação, experiência profissional e objetivos para a carreira. Evite deixar informações importantes de fora do seu perfil e faça o possível para ter dados completos sobre a sua carreira.

Tenha paciência para fornecer o máximo de informações possível, como período de atuação em uma determinada empresa, cursos livres, cursos de idiomas, local e responsabilidades de um cargo ou função exercida, assim como os resultados obtidos nessa experiência.

Siga profissionais e empresas da sua área

Como uma rede social focada em carreiras, o LinkedIn conta com perfil de profissionais e de empresas. Dessa forma, é possível seguir negócios em sua área de atuação e acompanhar as novidades sobre o mercado.

Além disso, o usuário também pode interagir em publicações, com likes, compartilhamentos e comentários relevantes para a discussão.

O contato com outros profissionais te deixará mais informado, além de ser uma ótima forma para ampliar a rede de networking.

Alguns usuários também costumam publicar textos com dicas para a área. Essa é uma oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre o segmento.

Utilize técnicas de SEO

O Search Engine Optimization (SEO) não é restrito somente aos sites.
As técnicas para otimização dos resultados nos buscadores de pesquisas também podem ser utilizadas online em seu currículo.

O SEO para LinkedIn também consiste na utilização de palavras-chave para manter a relevância na plataforma e nos mecanismos de busca do Google, Bing, etc. Para ter domínio da estratégia, saiba como ter um currículo bem posicionado utilizando técnicas de SEO.

Verifique as vagas enviadas por e-mail

É comum que a rede social envie vagas disponíveis para os usuários de acordo com as especificações no perfil. Além de avaliar a área de atuação, a plataforma também verifica as melhores oportunidades na região do candidato.

Com apenas um clique é possível demonstrar disponibilidade para o processo seletivo. Mas é necessário ter atenção: analise as exigências da vaga e verifique se o seu perfil corresponde ao que está sendo solicitado.


Participe de grupos

Uma das funções dos grupos do LinkedIn é expor suas habilidades e competências. Quando busca uma vaga de emprego, isso faz toda a diferença.

A exposição nos grupos deve ser parte da sua estratégia para ser visto. Além disso, nesses grupos são exibidas vagas postadas por participantes.

A ideia é participar sempre de grupos ligados à sua área de interesse. Participe debatendo assuntos profissionais e aumente suas chances de encontrar vagas de emprego.


Organize sua busca

Para conseguir emprego pelo LinkedIn vai precisa de estratégia. Tanto na altura de formatar o seu perfil quanto na hora da busca.

Além disso, depois da pesquisa, pode gravar os resultados e configurar o LinkedIn para enviar um e-mail quando for publicada uma nova vaga de emprego que se encaixe nos mesmos filtros.

A plataforma oferece várias opções de pesquisa. Confira alguns filtros de busca:

  • Localização da vaga;
  • Empresa que contrata;
  • Segmento de atuação;
  • Data de publicação da vaga;
  • Remuneração oferecida;
  • Palavras-chave.

Evitar de comentar a sua vida pessoal

Deixe para falar sobre a vida pessoal no Facebook, Twitter ou Instagram. O LinkedIn é uma rede social exclusiva para a vida profissional.

Erros de quem procura emprego pelo Linkedin

Já ficou claro que o Linkedin é uma excelente forma de conseguir um emprego. É uma rede social especializada, que turbina o seu perfil e o adequa de uma forma dinâmica e atraente.

Mas, é preciso saber usá-lo. 
Entre os principais erros cometidos está o envio de mensagens genéricas. As empresas costumam receber muitas mensagens de candidatos, na qual fica claro que foi dado o famoso ‘ctrl c + ctrl v’.

É muito importante elaborar uma mensagem de acordo com o perfil da empresa.
Outro erro cometido é não pesquisar sobre a empresa ou olhar o perfil do recrutador.

É preciso ser claro, porém sincero. Não omita e nem minta nenhuma informação. Se a vaga pede, informe. Além disso, cuidado com tudo o que você publica, goste e compartilha.

Agora  já conferiu todas as dicas, que tal rever seu perfil no LinkedIn ou então se inscrever na plataforma?

 A qualquer altura poderá cancelá-la utilizando o link existente no rodapé da newsletter.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários