Setor da Tecnologia Tem até 19 mil Vagas por Preencher em Portugal

junho 24, 2022

Lisboa e Porto, mas também Aveiro e Braga, concentram o maior número de lugares disponíveis. Os salários estão bem acima da remuneração média nacional e os profissionais em início de carreira são os mais desejados.




Com as empresas tecnológicas em expansão em Portugal, a procura de profissionais para o setor é elevada. De acordo com a Randstad, existe um intervalo entre 14 mil e 19 mil vagas por preencher nesta área.

Os dados fornecidos ao DN/Dinheiro Vivo foram obtidos a partir de uma ferramenta desenvolvida pela empresa de recursos humanos xPT, que contabiliza anúncios de emprego disponíveis nos principais portais nacionais.

Perfis ricos em capacidade analítica, como business analyst, ou em estreita ligação com a área de desenvolvimento de software figuram no topo da lista dos milhares de vagas disponíveis no setor. 

Além destes perfis específicos, as empresas têm ainda outra preferência: os juniores, mais frescos no mundo do trabalho.


No que toca à distribuição geográfica destas vagas, repetem-se os "suspeitos" do costume entre quem concentra maior número - Lisboa e Porto -, mas há também espaço para as cidades de Aveiro e de Braga.

Nestas duas localizações, o mundo académico tem uma palavra a dizer: as empresas privilegiam a proximidade com o mundo das universidades, muitas vezes viveiros de talento.

Na zona de Aveiro, um dos principais exemplos desta sinergia entre o mundo académico e empresarial é a Altice Labs, empresa de onde saem soluções tecnológicas para as várias geografias do grupo Altice.

Expectativas salariais acima da média

Além das ofertas de emprego disponíveis, a Randstad traça ainda a média de expectativas salariais em alguns dos cargos mais procurados.

Com o salário médio nacional a fixar-se nos 912 euros, as expectativas de remuneração do setor estão bem acima. A única exceção diz respeito à área de helpdesk (apoio técnico), na qual a expectativa salarial ronda, em média, os 770 euros mensais. Em todos os outros casos, as médias ultrapassam os 1400 euros.

Segundo a empresa de recursos humanos, a área com maior expectativa salarial é a de Devops (desenvolvimento e operações), com uma média de dois mil euros mensais.

Seguem-se as funções de business analyst (média de 1990 euros); project manager (1960 euros); java developer (1820 euros); fullstack developer (1790 euros) ou frontend developer (1650 euros).

Abaixo da fasquia dos 1600 euros ficam as posições de web developer (1580 euros) e de técnico de informática (1450 euros).

A Randstad explica que estes dados são obtidos através de uma combinação de fatores, em que se incluem as entrevistas feitas pela empresa para projetos de recrutamento, processamento de salários e ainda barómetros de mercado.

Recrutar nem sempre é fácil

"Todas as empresas vão ser uma empresa de tecnologia" é uma frase repetida até à exaustão no mundo empresarial, proferida por analistas e diretores de empresas.

Com o processo de digitalização dos negócios a não dar mostras de acalmar, as empresas terão necessidade de recrutar perfis ligados à tecnologia, mesmo que essa não seja essa a principal área de atividade de quem contrata.

Mas o recrutamento de profissionais nas tecnologias de informação tem sido, para muitas empresas, um sério desafio, explicado em grande parte pela falta de profissionais no mercado.


Se o mundo académico reconhece que não está a conseguir formar os profissionais da área em número suficiente para fazer frente às necessidades, os profissionais que existem são disputados entre empresas.

A chegada de multinacionais tecnológicas a Portugal tem tornado o mercado de recrutamento ainda mais competitivo.

Nos últimos anos, Portugal tem atraído um número crescente de tecnológicas, entre centros de desenvolvimento e suporte. Só no ano passado, entre anúncios de expansão ou instalação de centros, contam-se exemplos como a norte-americana Cloudflare, em Lisboa, ou os novos centros da Oracle e da Revolut, ambos em Matosinhos.

Embora com algumas diferenças, nestes três exemplos os objetivos de contratação tinham algo em comum: situavam-se na ordem das centenas. Esta semana a Revolut anunciou que o novo centro abre no dia 19 deste mês.

Fonte: www.dn.pt


Gostou desta oferta! Subscreva a nossa Newsletter e receba ofertas de emprego, estágios, formação...por Email.
A nossa newsletter requer dupla confirmação e, por isso, depois de subscrever, receberá um e-mail para confirmar a sua subscrição. A qualquer altura poderá cancelá-la utilizando o link existente no rodapé da newsletter.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário: