7 Coisas que Deve Levar para a Entrevista de Emprego

maio 02, 2020

Vai a uma entrevista de emprego? Saiba o que deve levar.

Sabe o que pode levar para uma entrevista? É importante que esteja preparado a nível físico e mental, seja organizado e esteja preparado para ir. Contudo, existem outras coisas que pode levar consigo:

1. Várias cópias do seu CV

A entrevista de emprego pode decorrer com vários entrevistadores, pelo que deve estar preparado para facultar uma cópia do seu CV a cada um. Os recrutadores também notarão que planeou a entrevista, o que mostra pro-actividade e aumenta a probabilidade de ser contratado.

2. Duas canetas

Para escrever só precisa de uma caneta. No entanto, é aconselhável que leve duas para o caso da primeira ficar sem tinta ou o recrutador precisar também de escrever algo. De certeza que o mesmo tem uma caneta algures no seu gabinete, mas esta é uma boa oportunidade para mostrar a sua simpatia e poupar-lhe alguns minutos de interrupção da entrevista.

3. Vestuário adequado

Pesquise sobre a cultura empresarial e vista-se de forma apropriada ao meio profissional onde se insere. Em caso de dúvida, é preferível estar demasiado formal do que parecer desleixado. Opte por cores sóbrias, cortes clássicos e uma peça de vestuário ou acessório memorável.

4. Preparação para as perguntas difíceis

Não se deixe apanhar desprevenido. Prepare respostas para as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e compreenda o porquê de existirem perguntas complexas e que aparentam ser “sem sentido”. Lembre-se que o recrutador quer conhecê-lo como profissional e perceber se está pronto para os desafios da empresa, pelo que poderá testar a sua resistência à pressão e pensamento analítico. Nas suas respostas inclua exemplos reais de sucesso profissional ou de alturas em que conseguiu ultrapassar obstáculos.

5. Linguagem corporal adequada

Contacto visual e um sorriso simpático são meio caminho andado para receber uma oferta de emprego. Adopte uma postura corporal direita e incline-se ligeiramente para a frente para demonstrar interesse. Reduza ao máximo os movimentos nervosos  como mexer no cabelo e bater a perna.

6. Telemóvel desligado

Imagine que está na entrevista de emprego e o seu telemóvel começa a tocar? Quer mesmo que isto aconteça? Então desligue o telemóvel antes de entrar para a entrevista. Pô-lo em vibração também é uma opção, no entanto pode ouvir-se o movimento, o que pode soar como falta de respeito para com o entrevistador.

7. Auto-confiança

Por último, leve consigo confiança de que é capaz de fazer um bom trabalho. Confie nas suas competências, na sua personalidade e na capacidade de discurso. Acredite que vai conseguir o emprego.

A nossa newsletter requer dupla confirmação e, por isso, depois de subscrever, receberá um e-mail para confirmar a sua subscrição. A qualquer altura poderá cancelá-la utilizando o link existente no rodapé da newsletter.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Deixe aqui o seu comentário: