Receba as nossas ofertas por email!
Email:

Importante: Confirmar subscrição clicando na ligação de confirmação no seu email.

Saiba Quantos Anos Tem de Descontos para a Segurança Social

agosto 22, 2020

Saiba neste artigo como consultar as contribuições para a Segurança Social e porque são importante para uma vida financeira mais saudável.



Saber como está a nossa reforma no sistema atual, mediante as nossas contribuições obrigatórias para a Segurança Social, permite saber qual vai ser o possível montante que iremos ter no final da nossa vida profissional. 

Em vez de ter de se dirigir propositadamente à Segurança Social para fazer a pergunta “Quantos anos tenho de descontos para a Segurança Social?”, saiba que é possível executar a mesma tarefa a partir de casa. Para consultar as suas contribuições efetuadas ao longo da sua vida ativa, deve:



  • Aceder ao site www.seg-social.pt.
  • Clicar em Segurança Social Direta, uma opção que se encontra no topo da página, onde poderá consultar o histórico da carreira contributiva.
  • Inserir o seu número de Segurança Social e a password de acesso ao serviço (se ainda não se tiver registado, poderá fazê-lo nessa página e terá de aguardar cerca de cinco dias para receber a palavra-chave por correio).
  • Depois de entrar nessa área, irá ver as opções “Emprego”, “Pensões”, “Doença”, “Família”, “Acção Social” e “Conta-corrente”. Clique em “Emprego”.
  • Após ter feito o clique em “Emprego”, escolha a opção “Remunerações” e, em seguida, “Consultar remunerações mensais declaradas por empregadores” ou “Consultar remunerações anuais declaradas por empregadores”.
  • Pode ainda escolher a opção “Conta-corrente”, referida no ponto 4, e selecionar “posição atual” para verificar quais os valores a receber (subsídio de doença ou de desemprego), a devolver, a pagar ou ainda valores em acordo ou plano prestacional.

Sabe quanto está a contribuir?


Convém de vez em quando ir acompanhando a evolução dos seus descontos para a reforma, para assim poder ter uma percepção mais clara sobre o que o futuro lhe pode reservar em termos de pensão de reforma.

Verificar se as contribuições estão em dia ao mesmo tempo que fica a par do seu histórico contributivo, é essencial para depois não ser apanhado desprevenido, relativamente ao que tem a receber mais para a frente.

Carreira Contributiva

A informação relativa à sua carreira retributiva apenas é exibida com indicações a partir do ano de 1980, uma vez todos os registos efectuados antes deste ano não estão informatizados. Ainda assim, e caso tenha remunerações e descontos anteriores a 1980, os mesmos são calculados para efeitos de reforma.

Verifique os seus descontos para que esteja a par das suas contribuições para o futuro, que certamente vão ter impato na sua vida financeira.

A nossa newsletter requer dupla confirmação e, por isso, depois de subscrever, receberá um e-mail para confirmar a sua subscrição. A qualquer altura poderá cancelá-la utilizando o link existente no rodapé da newsletter.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários