Saiba Como Fazer um Currículo para Vagas em Portugal

abril 24, 2022

Está pensando em ir morar fora do país? Que tal ir para Portugal? Mas para isso, é preciso pensar em como ter uma renda fixa lá para poder pagar as despesas básicas, como aluguel e alimentação. Por isso, vamos ver como fazer um currículo para as vagas de empregos de Portugal.




Não sabe como fazer um currículo, ou até tem uma noção, mas precisa de umas dicas para organizar melhor os seus pensamentos no papel? Então, confira nossas dicas abaixo:

Ser objetivo

O currículo é a primeira impressão que a empresa vai ter da pessoa que o está enviando. Por isso, é preciso ser claro e objetivo nas palavras.

Além disso, imagine quantos currículos as empresas recebem diariamente. Seria desanimador ter que analisar um que tenha mais de duas páginas.

Por isso, coloque as informações de forma objetiva, sem ficar floreando muito com as palavras. A não ser que você seja um escritor, nesse caso, temos uma outra dica a respeito disso logo adiante.

Inserir informações essenciais

Coloque-se no lugar da empresa, quais informações que você gostaria e precisaria que contivessem no currículo? A partir dessa reflexão, insira as informações.

Porém, algumas são essenciais, tais como dados pessoais, como nome, forma de contato, endereço e país, cursos e experiências profissionais.

Como, nesse caso, o seu currículo será destinado a estabelecimentos de outro país, no caso, Portugal, não deixe de colocar se possui ou não dupla cidadania.

Isso porque, quem é brasileiro, mas tem cidadania europeia, não precisa se preocupar com visto de trabalho. Assim, a empresa já sabe se precisará fornecer ou não esse visto.

Valorizar os pontos fortes

Aproveite o currículo para valorizar seus pontos fortes e, assim, tentar se destacar em meio aos outros candidatos.

Dessa forma, coloque suas qualidades, sejam elas interpessoais ou a nível de conhecimento sobre alguma ferramenta.

Fazer currículo personalizado para a vaga

De nada adianta colocar no currículo que fez curso técnico de moda, se está se candidatando para uma vaga de atendente de bar.

Faça um currículo que contenha informações a respeito da vaga, desde os cursos que fez até as experiências profissionais que já teve durante sua carreira.

Usar a criatividade

É aqui que quem é escritor, designer, programador, fotógrafo, publicitário ou que tenha qualquer outra formação mais artística pode se destacar.

Ao invés de fazer um currículo padrão, inove e traga um pouco da sua profissão para essa apresentação.

Tente fazer um currículo personalizado com base na sua profissão.

Por exemplo, quem é designer, pode criar um layout diferenciado com cores, figuras geométricas ou outros padrões. Solte sua criatividade.

Descrever as experiências profissionais

Procure descrever as experiências profissionais em ordem cronológica, da mais recente para a mais antiga.

Coloque o tempo que trabalhou, qual a função e quais atividades exercia. Assim, sua descrição profissional ficará mais completa.

Destacar suas habilidades

Tem alguma habilidade, como utilizar algum software, saber outra língua ou conhecer muito sobre um assunto que tenha a ver com o trabalho para o qual está se candidatando?

Então, coloque essas informações no seu currículo. Assim, você pode se destacar entre os demais candidatos.

Ter cuidado com os erros de português

Nada mais ruim do que pegar algo para ler e encontrar vários de erros na escrita, seja de ortografia ou gramática.

E isso piora quando esses erros estão no seu currículo. Então, revise-o quantas vezes for necessário, ou peça para alguém ler e identificar se há algo para ser ajustado, antes de enviá-lo para a empresa.

Saber de antemão como vai ser enviado o currículo

É preciso saber se o currículo vai ser enviado por e-mail, por plataforma ou pessoalmente. Pois cada forma tem suas exigências, no e-mail é preciso salvar o currículo no formatopdf, já pessoalmente é necessário imprimi-lo.

E caso ele seja enviado por plataforma própria da empresa, leia com atenção para ver se é exigido algum padrão nas informações.

Inserir os hobbies e voluntariado

Se ainda sobrar espaço, coloque seus hobbies ou os trabalhos voluntários que participou. Isso é uma forma de o recrutador ver que você gosta de ser prestativo e de te conhecer melhor pelos seus tipos de hobbies.

Seguindo essas dicas, é possível criar um excelente currículo que pode ter chance de ser escolhido, dependendo das suas experiências na área e formação. Boa sorte!

ATENÇÃO: Enviaremos um e-mail para confirmar seu endereço de e-mail, terá de clicar no link para confirma-lo.

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu gostaria de trabalhar com você para dar un futuro melhor para os meus filhas mas não tenho cundiso sou agricultor mas tanbem pode trabalhar na construção civil como cervente sou cabu verdiano e outros meu nome é maximo tavares gomes n 9232319 nacionalidade

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário: